Informações
Em 1959 foi criado o Parque Nacional dos Aparados da Serra com uma área de 10.250ha. O nome do Parque é o mesmo nome do Complexo de Canyons “Aparados da Serra” que se estende de Cambará do Sul – RS até parte da Serra Catarinense, Urubici – SC.
Mesmo o Parque carregando o nome da cadeia de Canyons não representa 3% de toda a extensão real dos Aparados da Serra Geral. O Parque esta situado ao Sul do Complexo de Canyons entre os estados de SC e RS. São os municÃpios de Praia Grande – SC e Cambará do Sul – RS que tem parte de suas áreas territoriais dentro do Parque.
Dentro dos limites do Parque esta o Canyon Itaimbézinho, um dos mais famosos Canyons do Brasil. O Canyon é famoso pela procura das pessoas ao Parque que acabam visitando o Canyon que fica bem próximo ao portão numero 1 do Parque, de acesso facil.
No portão numero 1 (o principal que fica 18km da área urbana de Cambará do Sul) é permitido a entrada dentro do parque sem o acompanhamento de guias. É aconselhado que seja contratado o serviço de guia, assim o visitante tem real informação do local e sempre estará seguro.
Para acesso dentro da Garganta do Canyon Itaimbézinho (Trilha do Rio do Boi) é obrigatório a utilização de Guias e a entrada é no portão numero 2 em Praia Grande – SC.
Os Ingressos para entrar no Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral podem ser adquiridos através do site da Urbia Canions Verdes https://canionsverdes.com.br/
Não há estrutura com lanchonete, apenas uma sede do ICMbio com banheiros e recepção para maiores esclarecimentos de trilhas e acessos. Nas segundas feiras o Parque costuma estar com os portões fechado, diferente dos outros dois Parques da região que ficam aberto ao publico de segunda a segunda. Em feriados prolongados o Parque abre seus portões normalmente.
Nos limites (dentro) do Parque é proibido acampar, caçar, coletar material vegetal, fazer cavalgadas, entrar de veÃculo dentro do Parque (fora do estacionamento), deixar algum tipo de material, dar alimento a animais e avançar fora das trilhas. As atividades permitidas são Bikes e Trekkings (Caminhadas Ecológicas nas trilhas já existentes)